Manjioca: Uma Brasilian Feminista…

“I have come to believe over and over again that what is most important to me must be spoken, made verbal and shared, even at the risk of having it bruised or misunderstood.” ~Audre Lorde~

Oxossi September 13, 2008

Filed under: cultura indigena/indigenous culture — manjioca @ 6:16 am


dia da semana
quinta-feira

cores
verde

símbolos
arco e flecha (damatá), chicote (iruquerê)

elemento
terra

plantas
milho, jasmim-manga, carqueja, cróton.

animais
porco do mato

metal
latão

comida
axoxô, quibebe, milho cozido, tapioca, pamonha, canjica, frutas.

bebida
aluá, batida de mel

sincretismo
São Sebastião (20.1) ou São Jorge (23.4)

domínio
as matas, os animais silvestres

o que faz
protege contra perigos, castiga quem faz coisas erradas; protege os animais e plantas.

quem é
o Rei da Mata, o provedor de sustento, o vingador.

características
refinado, exigente, sensível, discreto, rancoroso

quizília
cabeca de bicho, (nos sacrifícios e alimentos) , ovo

saudação
Okê Arô !

onde recebe oferendas
na mata

riscos de saúde
problemas de olhos, boca, dores musculares, intestino

presentes prediletos
charutos, velas, mel, suas comidas e bebidas.

lendas:

(1)
Quando Oxum e Oxossi se conheceram, ele logo se apaixonou e quis casar com ela. Oxum concordou, mas impôs a condição de que ele fosse com ela para a mansão de seu pai disfarçado de mulher, para não ter a entrada impedida. Oxossi aceitou, sem perguntar se isso lhe traria problemas. Então Oxum o transformou em mulher e eles foram juntos para o palácio. Lá, Oxossi foi muito bem recebido, pois foi apresentado como uma amiga de Oxum; e assim os dois puderam viver juntos por muito tempo. Meses depois, Oxum não pôde mais esconder a gravidez; Oxalá descobriu a verdade e expulsou Oxossi do palácio. Por ter se transformado em mulher, Oxossi se tornou bissexual; e seu filho, Logunedê, também.

(2)
Oxossi era ajudante do irmão Ogum e carregava suas flechas. Certo dia, numa das caçadas, encontrou o irmão Ossain, que vivia na floresta e era um mago. Ossain enfeitiçou-o e Oxossi ficou servindo a ele por algum tempo. Quando o efeito do feitiço passou, Oxossi quis voltar para casa, mas a mãe Iemanjá não o aceitou. Então, Oxossi voltou para a mata e foi morar com Ossain, que lhe ensinou todos os mistério da floresta e de seus habitantes. Desde então, Oxossi se tornou um grande caçador, passando a garantir a alimentação da família e defendendo animais e plantas de pessoas que matam sem necessidade.

(3)
Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata. Oxum tanto se lamentou e chorou, que Ifá o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossi.

(4)
Certa vez, no reino de Ifá, surgiu um pássaro enorme que, voando bem no meio da cidade, não deixava que o povo fizesse as festas do tempo da colheita. O rei convocou todos os arqueiros do reino, que usaram todas as suas flechas sem conseguir espantar o animal; e por isso foram executados. O último a comparecer tinha somente uma flecha mas sua mãe, com medo de que ele fosse condenado à morte, consultou Ifá e soube que o filho devia fazer uma oferenda aos deuses antes de tentar a sorte. O rapaz obedeceu e, com sua única flecha, matou o monstro. O rapaz foi muito aclamado pelo povo e passou a se chamar Oxossi, o grande caçador.

Advertisements
 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s